Os teóricos do socialismo utópico têm ideias
diferentes e propõem soluções diversas.
Alguns dados comuns:
- Ataque à religião (tradicional);
- Reformismo / progressismo - Tentativas de reformar a sociedade e de
implantar uma nova ordem social, destruindo
a ordem tradicional;
- Tentativas filantrópicas e paternalistas - Melhoria de alojamentos e higiene, construção
de escolas, aumento de salários, redução
de horas de trabalho…
|
François Marie Charles Fourier (7/4/1772 - 10/10/1837).
- Criador das falanges ou falanstérios, grandes construções habitadas por comunidades
autossuficientes (até 1600 pessoas), onde
cada um trabalharia conformes as suas paixões
e vocações. (Ideia inspirada nos mosteiros!)
- Todos esses projetos falharam. Em geral,
só funcionavam 2 ou 3 anos no máximo!
- Inspiração para os kibutzim, empreendimentos agrícolas coletivizados
israelitas (que já se renderam ao capitalismo!).
|
|
|
Pierre-Joseph Proudhon (15/1/1809 - 19/1/1865).
- Anarquista: defendia uma sociedade sem autoridade.
- «Aquele que puser as mãos sobre mim, para
me governar, é um usurpador, um
tirano. Eu
declaro-o meu inimigo!»
- «Propriedade é roubo».
- «Anarquia é ordem».
|
|
Mikhail Aleksandrovitch Bakunin (30/5/1814 - 1/7/1876).
- Foi um dos principais expoentes do anarquismo,
em meados do século XIX.
- «A paixão pela destruição é uma paixão criativa.»
- «Se você pegar no mais ardente revolucionário
e o investir de poder absoluto,
dentro de
um ano ele será pior que o próprio
Czar.»
|
|
Claude-Henri de Rouvroy, Conde de Saint-Simon (17/10/1760 - 19/5/1825).
- Previa uma sociedade formada basicamente
por cientistas e industriais.
- Lema: «A cada um segundo a sua capacidade,
a cada capacidade segundo o seu trabalho».
|
|
Robert Owen (14/5/1771 - 17/11/1858).
- Fundador da New Harmony (Nova Harmonia), nos Estados Unidos, uma
experiência de vida comunitária rapidamente
fracassada.
- Defendia que as pessoas são produtos da hereditariedade
e do ambiente, não sendo responsáveis
pela
sua vontade nem pelas suas ações,
devendo
ser modificadas pela escola.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário